quinta-feira, 21 de abril de 2011

Queridas Colegas

Poderíamos iniciar esta jornada, neste ano letivo de 2011, evocando grandes escritores ou poetas, que em suas genialidades trouxessem à luz palavras revestidas de magia e encantos sobre a união, o companheirismo, ou sobre a nossa missão de educar.
No entanto optamos por relembrar a já tão conhecida história dos porcos espinhos que ao perceberem que se não se aproximassem um dos outros morreriam congelados, embora os espinhos do companheiro pudessem ferir um ao outro. O essencial era o calor dos corpos unidos que os manteriam vivos. Descobriram que, muitas vezes, a sobrevivência, o bem estar e a felicidade residem justamente na capacidade de, primeiramente reconhecermos que também temos espinhos, assim ao contrário de Narciso, deixaremos de adorar a própria imagem e buscaremos no outro, sejam pais, alunos ou em cada colega nossas próprias possibilidades de crescimento da nossa escola.
Nos relegarão ao isolamento ou construiremos pontes que permitirão a travessia, o vislumbrar de um outro lugar, o lugar do possível, da conquista, da superação.
Já estamos unidas por fortes laços de amizade, de responsabilidades compartilhadas. Para que assim permanecemos, no decorrer desse ano, exercitamos o diálogo, a compreensão, a união e o companheirismo. Cuidemos com especial carinho as palavras proferidas, deixando-as presas ao silêncio quando não tiverem o intuito de construir, melhorar, semear o bem, a paz e o perdão em nosso ambiente de trabalho.
Temos em nossas mãos a grande responsabilidade de formarmos pessoas melhores e mais felizes. Comecemos por nós porque ainda vale o velho ditado:"As palavras comovem, mas o exemplo basta."
Sucesso!
Nilse Tonello

Nenhum comentário:

Postar um comentário